quarta-feira, 22 de julho de 2015

Prefeito Brenno Queiroga manda recado para o Governo do Estado: “Não existe nenhuma perspectiva de nenhum prefeito ajudar com absolutamente nada”.

A frase foi dita pelo Prefeito de Olha D’água dos Borges, Brenno Queiroga, no III Encontro de Prefeitos da Região Oeste, realizado em Itaú-RN, ao debater sobre as
parcerias em relação à saúde e a segurança da Região Oeste.


Preocupado com a atual situação que os municípios vem enfrentando, o Prefeito Brenno Queiroga não poupou o Governo do Estado em dizer que nenhum prefeito tinha condições de manter parcerias em relação à saúde e a segurança; e os que se comprometerem em ajudar, tem a certeza que o acordo não será cumprido.

Brenno veio de mãos dadas com Bernadete Rêgo, prefeita de Riacho da Cruz, e demais prefeitos, ao criticar as tantas parcerias impostas pelo governo às prefeituras do Rio Grande do Norte.

Em tom mais brando, diferente dos colegas Alberoni e Bernadete, Brenno passou sua mensagem de preocupação com o futuro dos municípios de maneira mais pacata, ao dizer que tinha uma visão de prefeitura diferente.

“Eu acho que tem que sair daqui uma mensagem Silveira, essa mensagem pelo que todos os prefeitos aqui já têm em mente, ela deve ser direcionada ao Governo do Estado, e a minha primeira preocupação quando eu vejo qualquer pessoa falando sobre prefeitura e eu estou sendo prefeito hoje, não era. Eu tinha uma visão de prefeitura diferente, hoje eu estou vivendo isso. Então a primeira coisa que Bernadete falou, que todo mundo já falou aqui, é a tal parceria, a parceria a gente já faz, inclusive a gente estava falando agora ali que os 37 municípios da Região deposita os cento e sessenta mil reais por mês da sua parte do SUS para o nosso hospital Regional, isso ai a gente já faz. Eu acho que é o momento da gente deixar bem claro para  Governo do Estado, pra Secretaria de Saúde, pra Secretaria de Segurança que não existe nenhuma perspectiva de nenhum prefeito ajudar com absolutamente nada. O que a gente está fazendo, a gente já esta fazendo a nossa atenção básica. Olho D’água recebeu o dobro do dinheiro da atenção, porque foi premiado. Mas nós não temos como fazer média e alta (complexidade), e nós estamos fazendo. Quando chegar uma pessoa com o braço quebrado que não tem a cirurgia, quem paga é o prefeito, que inclusive vai responder legalmente por isso porque não podia fazer. Mas a gente vê a pessoa com o braço quebrado, e se desespera, vai lá e resolve, as vezes faz até do bolso, não tem um carro, você manda”, desabafou Brenno.

O prefeito criticou os estudos e discussões que são feitos e não há nenhum resultado, onde deveria pegar o dinheiro gasto com esses estudos sem resultados para investir no que já está estudado e determinado, apontando como solução o investimento nos hospitais de Pau dos Ferros e Caraúbas, que sofrem com a falta de material básico para atendimento.

Brenno disse aos colegas não ter mais como cortar gastos para economizar, pois já fez todos os cortes necessários, inclusive todos os prefeitos já fizeram o possível e impossível para ajustar suas contas, onde tudo que podia ser feito no sentido de economizar foi feito, havendo a possibilidade de atrasar a folha de pagamento dos funcionários comissionados do próximo mês, fazendo os cortes na carne, rapando o osso.

As críticas não pararam contra o Governo do Estado, o Gestor disse que não acha certo o Governador falar dos atrasos dos gestores passados se está fazendo a mesma coisa, caso estivesse pagando em dia os recursos ai sim podia falar, mas tem que ficar caladinho na sua, segundo Brenno.

Quanto à segurança o prefeito disse que tem muita vontade de ajudar, mas ao assinar convênios não tem como ajudar: “É importante que o Governo do Estado saia daqui com a consciência que nós não vamos ter como ajudar. Quem disser que vai ajudar, não vai conseguir cumprir” finalizou Brenno.

Saiba mais...



Fonte: Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário