quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sem pauta na reunião, vereadores fazem cobranças de ações e Lei Municipal.

Os vereadores do município de Itaú-RN, se reuniram em sessão ordinária, 3ª do segundo período Legislativo de 2015, que embora não tivesse nenhum requerimento, ou projeto de Lei para ser apreciado e votado, aproveitaram para fazer algumas reivindicações junto ao poder público municipal e a própria população em cumprimento as leis do município, em especial a lei do comércio.

O vereador Paulo Moreira, iniciou fazendo cobranças em relação a energia das casas que foram entregues pelo prefeitura, para buscar junto a cosern informações sobre o porque da demora, aproveitando para pedir uma cobertura para os animais que estão sendo abatidos para não ficarem expostos ao sol.

Já o vereador Ítalo Medeiros aproveitou para voltar ao assunto da água do município de Itaú. Dizendo que o brasileiro caí no esquecimento, assim com os vereadores, o assunto deu uma esfriada depois da audiência pública e de fato nada de concreto foi feito, desviando o assunto para algo que não havia sido proposto ou os objetivos da audiência.

Entre eles o vereador destacou os dois principais problemas, a pesca e a preservação da água no manancial, o açude Clidenor Regis de Melo, mais conhecido por açude Passagem, que não foi dado o destaque necessário. Criticando a pesca dentro do açude, dizendo que deveria entrar com outro requerimento. Pedindo a união dos vereadores para buscar uma solução e lutar pela água que todos consomem.

O Vereador Jailson Brito, disse que não era mais tempo para esperar a próxima sessão, mas fazer alguma coisa, de primeiro momento proibir a pesca, embora os pescadores sintam-se prejudicados, pois a cada dia a água fica pior.

O que os nossos vereadores não consegue entender é o fato de que as coisas através de requerimentos, não funcionam, ou seja, eles querem que outra pessoa, aqui no caso o município, tome as providências, ao invés de levantar da cadeira e sair em busca de uma solução, sem fazer uma fiscalização de tal pedido. A seguir, veremos as ações propostas pelo vereador Gildo Pinheiro, que cansado com o descaso do poder público com a Lei dos Comércio decidiu ir além de assinaturas, papel e caneta, o tal requerimento, e cair em campo, fazendo o seu verdadeiro papel de fiscalizador do povo, como os próprios Edis tanto falam nas reuniões.

O vereador Gildo Pinheiro, falou indignado com o descumprimento da Lei dos Comércio, aprovada pelos vereadores e sancionada pelo Poder Executivo, relembrando que a Lei não foi extinguida, para que isso acontecesse a mesma teria que passar pela Câmara e não aconteceu. Gildo criticou fortemente aos empresários que descumprem a Lei, em especial um comerciante, deixando brecha para que demais comerciantes fizessem o mesmo.

O Edil fez um apelo, pedindo a compreensão, inclusive chamando de ganancioso esse tipo de pessoa que não tira um dia descanso, citando a passagem bíblica de Gênesis quando Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou, sugerindo levar toda família para um momento de lazer e respeitassem a Lei.

Jailson Brito, interrompeu para cobrar ações do Poder Executivo que não tomou as medidas necessário no que compete à fiscalização e para isso deveria nomear um fiscal para fazer a lei funcionar.

Gildo fez uma pesquisa sobre o suposto infrator, diagnosticando que o mesmo não possui nenhum tipo de licença (inscrição estadual/municipal) e uma denúncia fecharia o comércio não só aos domingos e sim pelo resto da vida. E como medida para ver a Lei funcionar iria fazer uma busca pelo município nesse domingo (20/09/2015) para ver qual comércio estava em funcionamento, solicitando a presença do fiscal da prefeitura para fazer as notificações, pedindo a colaboração dos demais vereadores para que fizessem o mesmo e o comunicasse.


Fonte:  Cidade News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário