quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Óbito de jovem pode ter relação com o zika vírus e Sesap aponta mais 22 casos suspeitos

Rafael Araújo/Nominuto.com
Apesar da confirmação de associação do vírus zika ao caso de óbito, ainda não é possível afirmar se a doença ocasionou a morte da jovem.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou o óbito de uma pessoa que contraiu o zika vírus. No entanto, ainda não descartou outras hipóteses para a morte. Em entrevista coletiva na manhã de hoje (27), a coordenadora de promoção à saúde, Cláudia Frederico revelou que, além deste caso, ainda há outros 22 suspeitos de associação à doença. “Este é a primeira morte associada à zika, mas ainda não podemos afirmar se a doença causou a morte da jovem”, disse.
Coletiva-INT-PA jovem que contraiu a doença e acabou falecendo tinha 20 anos e morava na região Agreste do Estado. Apesar de já ter confirmado que a garota possuía o vírus, a coordenadora revelou que o resultado que apontará a real causa da morte devera sair em cerca de 60 dias. O caso citado e os demais suspeitos de zika são investigados pelo laboratório Evandro Chagas. 
Segundo os dados da Sesap, no total, 74 pessoas contraíram desde 2015. Em relação aos outros 22 casos de óbitos suspeitos de zika, a coordenadora revelou que as análises podem apontar tanto para zika como para doenças como: chikunguya, dengue, entre outras.
Além dos casos do vírus zika, dados referentes a outras patologias também foram apontados pela secretaria. Em 2015, a pasta contabilizou 208 casos notificados de microcefalia associada ao zika. No entanto, desse total, apenas 60 tiveram sua relação confirmada e outros 15 tiveram sua associação descartada pelas analises.
Alto número de casos de Dengue e Chikungunya
As duas doenças tiveram elevados casos confirmados pela Secretaria de Saúde, segundo a pasta, 5.726 casos de dengue foram confirmados em 2015. Também no ano passado, a Sesap confirmou 4.069 casos de chikungunya.

Fonte: No Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário